www.jornaldosespíritos.com

 
DOE SANGUE
FUNDAÇÃO ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ
FUNDAÇÃO ABRINQ

DROGAS e Espiritismo

Pedagogia regeneradora para dependência química

 Luiz Carlos Formiga

A Revista Internacional de Espiritismo, junho de 1999 publicou “Vôo da Liberdade, vôo de uma alma”. É que o centro espírita Irmão Samaritano (CEIS) reuniu ex-usuários de drogas, seus familiares, espíritas profissionais de saúde  e produziu um documentário com enfoque multidisciplinar. Oferece a idéia da complexidade do tratamento.
Para estudo da pandemia três pontos são fundamentais: o encontro de uma personalidade com uma droga, inserida num certo grupo ou contexto social e cultural.
O “tráfico é uma espécie de animal monstruoso de mil tentáculos e mil cabeças, espalhados pelo mundo”. A imagem surgiu quando provavelmente se leu notícia de que traficantes chegaram à conclusão de que deveriam investir na infância e na adolescência. Difícil de acreditar é a notícia que narra expectativa do narcotráfico em relação à aprovação da Lei do aborto. Uma vez aprovado o genocídio comprariam e multiplicariam “clínicas”.  Bom investimento, próspero negócio!
A atuação da polícia na repressão não consegue apreender nem 20% das drogas comercializadas em todo o mundo.
As conquistas científicas e tecnológicas não foram capazes de ocupar o vazio criado na civilização ocidental. Não temos dúvidas, usar drogas é suicídio. E o aborto?
Suicídio, drogas e aborto são temas aparentemente não interligados. Precisamos da Pedagogia Regeneradora, aquela usada por Cléo com os jovens e crianças. É a mesma encontrada no DVD Dependência química e o Espiritismo (1) que surge na cidade do Rio de Janeiro através da parceria CEIS/MAP. A proposta é “Clara” como a de Cléo. Dele podemos dizer o que anotamos sobre o livro espírita.
Cléo de A. Melo é influenciada pela Pedagogia Regeneradora, que conceitua o homem como ser de natureza bio-psico-socio-espiritual, dotado de historicidade e de livre arbítrio, encontrando-se em contínuo processo evolutivo. O espírito é o agente que direciona toda a organização biológica, por ela pode ser influenciado, mas lhe dá finalidade. Surge o compromisso com a formação integral do homem, porque seus conteúdos valorizam a grandeza do espírito imortal, seus métodos e técnicas valorizam a essência do ser.
A proposta de Cléo é “Clara”. É a opção pelo amor na prevenção da dor. Aquele amor de Clara por Francisco, na cidade de Assis, que ilumina. A autora sabe que, quando o problema é droga, um grama de prevenção vale mais do que a tonelada de cura. É Educadora, samaritana, especialista no amor, pensa feridas nascidas na alma. Diferente do homem de ciência, que vive no amanhã para favorecer o presente, trabalha o presente para melhorar o futuro.
O amor de tríplice observação. Amarás teu próximo de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu espírito. Há distinção entre os três. É a palavra da Cruz. Sabe que somente a educação partida do coração pode ser eficiente no despertar dos adormecidos desde sempre. É o convite inadiável, o apelo convincente, a advertência oportuna.
DVD, livro semente de amor. Cléo semeia luz. À luz de sua claridade enriquecemos nossas experiências, oferecemos diretrizes de segurança e também iluminaremos corações e mentes. Cléo, como Clara, “Clareia”. Em Assis a luz é vista à grande distância. Que possa impregnar-nos, preenchendo espaços disponíveis. Como em Assis, possamos encontrar lenitivo para angústias e incertezas. Tomados de convicção iremos além, na estrada de Damasco, rendendo-nos à proposta de servir.
A linguagem de Cléo é Clara (2). Clara é a linguagem do DVD.


Relação de artigos de Luiz Carlos Formiga...

Ver outros colunistas...                                                                Ir para página principal...

REFERÊNCIAS

1. DVD Dependência química e o Espiritismo
http://www.jornaldosespiritos.com/2007.3/colunistas.htm

2. “De Olhos Bem Abertos”. Editora Lachatre. RJ.

LUIZ CARLOS FORMIGA é professor universitário da UFRJ e UERJ, aposentado.


Jornal dos Espíritos
- o seu jornal espírita na internet
 Copyright 2005 - Todos os direitos reservados.
 redacao@jornaldosespiritos.com
Microsoft Internet Explorer - 6.0 - Resolução: 800 x 600